quinta-feira, agosto 31, 2006

Reaparecimento



Ainda não se sabe se inteiro, se desfeito. Também não se revelam grandes pormenores da apreensão, perseguição policial, detenções.

O único facto trazido a pleito é que as obras-primas de Edvard Munch ("O Grito", aqui na imagem, e "Madona") foram reencontradas, mais de dois anos depois de terem sido roubadas à nossa contemplação.

E ainda bem. Se há pintura com título certeiro, é sem dúvida esta aqui ao lado.

Mais um motivo para zarpar, daqui a uns tempos, até Olso!



(P.S: antes disso, como prometido, passamos por Reykjavík)

Banda Sonora


"It´s different now that i'm poor and aging, i'll never see this face again

You go stabbing yourself in the neck "

Ian Kevin Curtis aplaude. Nós por cá também.

Interpol, Turn on The Bright Lights, 2002

Etiquetas: ,

segunda-feira, agosto 21, 2006

Insónias

"Esperar que a noite termine está a tornar-se-me cada vez mais dificil. Ontem à noite experimentei a incómoda sensação de que alguns homens tentavam irromper pelo meu quarto dentro para me lavarem a cabeça. Mas porquê? Imaginei-me a ver formas tenebrosas e às três da manhã a roupa interior que pusera numa cadeira pareceu-me o Kaiser de patins.Quando consegui por fim adormecer, tornei a suportar esse sonho horrível em que uma marmota me quer como prémio de uma rifa. Desespero".

Woddy Allen, "Sem Penas" - 1972

quinta-feira, agosto 17, 2006

Esta piscina...


...não tem nadador-salvador, nem chuveiros.

Não obstante, gera consensos; sendo a verdade nada mais do que uma coincidência de subjectividades, atentas as minhas últimas sondagens é já possível concluir: "isto" não é bonito!

Reparem: sobre a renovada avenida dos aliados discute-se tudo e mais alguma coisa, seja a calçada, o verde, os bancos, os espaços, os passeios - ou a ausência destes elementos todos.

Mas ninguém discute a piscina...

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 14, 2006

Inocência vs promiscuidade?

"We lay on the bed there
Kissing just for practice
Could we please be objective?
Cause the other boys are queuing up behind us
A hand over my mouth
A hand over the window
Well, if I remain passive and you just want to cuddle
Then we should be ok, and we won't get into trouble
Cause we're seeing other people
At least that's what we say we are doing"

Belle and Sebastian, "Seeing Other People"

(If You're Feeling Sinister - 1996)

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 10, 2006

Embriaga-te

"Devemos andar sempre bêbados.
É a única solução.
Para não sentires o tremendo fardo do Tempo que te despedaça os ombros e te verga para a terra, deves embriagar-te sem cessar.
Mas com quê?
Com vinho, com poesia ou com a virtude, a teu gosto. Mas embriaga-te.
E se alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre as verdes ervas de uma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez já atenuada, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gemeu, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala, pergunta-lhes que horas são: "São horas de te embriagares. Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia, ou com virtude".

Charles Baudelaire

Banda Sonora



...para servir o meu estado de alma...


The Cure - Desintegration (1989)

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 09, 2006

O regresso ao velho Porto



A Sala Bebé, no mitico Batalha, está de volta!

E regressou um bocadinho mais verde do que o habitual (o brilho da cor das cadeiras - verdes, muito verdes - fere, mesmo quando se apagam as luzes... mas gostei).

O Cineclube do Porto também se esforça; o público é que já nem por isso.

Assim, apenas 5 pessoas se deslocaram à sala renascida para assistir, no passado Domingo, ao mundo de loucura de Raul Ruiz. "Aquele dia" não é só, como o portfolio transmitia, um "convite ao deslumbramento", uma "fábula política" ou "um filme policial".

Toda a película é uma dança de loucos: em plena Suiça imaginária, absorvida por constantes exercícios militares, um velho empresário arruinado e a contas com demasiados problemas financeiros, tenta salvar a pele planeando matar a sua própria filha, para assim beneficiar de uma herança da qual esta era a única e universal beneficiária.

Uma especial vénia ao assassino contratado para o efeito, o Sr. Pointpoirot - depois da chacina, há que pentear bem o cabelo...

E que saudades de ver um filme e ouvir a máquina de projecção a trabalhar!

Mas, convenhamos, a 4 euros o bilhete e com a (quase) ausência de publicidade ao ciclo de cinema, não me admira que, daqui a uns tempos, a sala volte a fechar.

Etiquetas:

Banda Sonora


... porque soa bem, no ínicio, no meio, no fim... e nas ilusões...

Sigur Rós - Ágaetis Byrjun (1999)

Etiquetas:

Ilusões

«As ilusões», dizia-me o meu amigo, «talvez sejam em tão grande número quanto as relações dos homens entre si ou entre os homens e as coisas. E, quando a ilusão desaparece, ou seja, quando vemos o ser ou o facto tal como existe fora de nós, experimentamos um sentimento bizarro, metade dele complicada pela lástima da fantasia desaparecida, metade pela surpresa agradável diante da novidade, diante do facto real».

Charles Baudelaire, citando um amigo...

E quando a surpresa não é agradável?

Autor

  • sombra
  • Porto, Portugal
  • sombra.lenta@gmail.com
Blogger Profile