La La La Ressonance
Talvez tenha sido em 96, por aí; na defunta discoteca States em Coimbra, os Astonishing Urbana Fall davam um concerto do outro mundo! Um espectáculo teatral, de uma energia contagiante e repetido por várias salas do país, trazia a jovem banda de Barcelos à ribalta do meio musical nacional, já orfão de concertos deste gabarito. À data, fiquei estarrecido com a qualidade do colectivo; subiram ao palco de Vilar de Mouros e Paredes de Coura, andaram em aventuras por Londres, lançaram três EP's, onde se destacou Acetaminophen, fizeram bandas sonoras para peças de teatro e... desapareceram.
Foi preciso esperar dez anos para voltarmos a poder ter o prazer de os ouvir, se bem que numa outra e diferente roupagem. Os Astonishing mudaram de nome e de campo musical; aparecem agora como La La La Ressonance e editaram, pela Bor Land, o seu álbum de estreia intitulado Palisade.
Foi num misto de desilusão, mas também de surpresa, que recebi o novo trabalho: desilusão, porque gostava de saber até onde é que o experimentalismo dos Astonishing poderia ir; supresa, e agradável, porque os novos La La La Ressonance constituem um projecto interessantíssimo. Desta feita, e com menor mise-en-scène, as ideias são apenas instrumentais e respiram sonoridades jazz, num ambiente pós-rock a fazer lembrar a espaços uns Tortoise ou os seus amigos The Sea and Cake.
Para comprovar, basta saltar até à página dos próprios e ouvir os 3 temas disponibilizados, clicando aqui.
Etiquetas: 2006
Fui ver o concerto que deram este fim-de-semana na Casa da Música e parece que ainda não acredito no que vi/ouvi.
Que qualidade... eu diria mesmo que é melhor do que o que nos chega lá de fora. São músicos excepcionais, que revelam talento e maturidade fora do comum. Fiquei com a sensação que cada nota é pensada em função do resultado final pretendido para a música.
Absolutamente imperdível!
PJ
Comentado por Anónimo | segunda-feira, novembro 27, 2006 12:37:00 da tarde
Pois... à mesma hora, estava em Santa Maria da Feira, não pude ver a "gala" da Bor Land na casa da música. Aliás, já ando há bastante tempo para ver o Alexandre Soares e o Jorge Coelho, mas à última hora acontece sempre qualquer impeditivo. Quanto aos Ressonance, apenas conheço o álbum, ainda não os vi em palco. Mas do que me lembro dos Astonishing, são sem dúvida grandes músicos. Existem hoje, de facto, vários projectos nacionais de grande qualidade.
Comentado por sombra | terça-feira, novembro 28, 2006 6:32:00 da tarde
Mas fica de qualquer forma alguma desilusão - repito - pelos Astonising terem acabado, enquanto tal. Cada concerto, para além da música, era uma verdadeira encenação. Muito bons.
Comentado por sombra | terça-feira, novembro 28, 2006 6:37:00 da tarde
Enviar um comentário