« Home | Sonoro em Movimento » | Banda Sonora » | Desperdícios... » | Sob Escuta: Azevedo Silva » | Editorial » | Flu... » | La La La Ressonance » | JÁ CHEGOU!!!! » | Balún » | Sonoro em Movimento »

Peças de Roupa : : Aristides Duarte

Voltado às fardas e guarda-vestidos, direccionamos os convites para quem vai partilhando espaços noutros sítios da net. A primeira resposta à chamada, facto que deixa o LD extremamente lisonjeado, veio de Aristides Duarte, responsável pelo excelente Rock em Portugual, um dos blogs mais interessantes sobre a música que por cá se vai ouvindo. Sobretudo, no que diz respeito à recolha de objectos há muito desaparecidos - fotos de concertos, capas de álbuns, bilhetes. Depois do blog, saiu o livro "MEMÒRIAS DO ROCK PORTUGUÊS", uma excelente prenda para a época. Aqui estão os três momentos escolhidos.
1 -
London Calling - The Clash (1979)
Um disco intemporal. Hoje um clássico de todo o Rock mundial. Lembro-me bem de ter adquirido esse LP duplo, edição portuguesa da Rádio Tiunfo, e começar a ouvi-lo, em Novembro de 1979, completamente deslumbrado com aqueles sons. Não tenho a certeza, mas acho que foi o primeiro disco dos Clash que adquiri. O primeiro deles nunca foi editado em Portugal, em formato LP. Mais tarde adquiri-o, assim como adquiri todos desta banda. Hoje, tenho-os todos em CD.
2 -
Faces - Artes & Ofício (1979)
Os Arte & Ofício foi a primeira banda que vi ao vivo, num dia de Abril de 1978, no Liceu da Guarda. Fiquei fascinado com aquele aparato e constatei o profissionalismo da banda. Até aí só conhecia grupos que tocavam em bailes. Foi com os Arte & Ofício que comecei a gostar de Rock português. Não demorou muito até adquirir esta obra, saída em 1979 e deslumbrar-me com a música da banda, agora em minha casa. Hoje é um clássico, apesar de todos os defeitos que lhe possam ser atribuídos.
3 - Eito Fora - Brigada Victor Jara (1977)
Adquirido, por mim, em 1979, quando todo o resto do pessoal conhecido andava numa de "disco-sound", que eu detestava. Foi este o disco que me fez descobrir a música portuguesa, extra-Rock e extra- ligeira. O verdadeiro pimba ainda não existia, nem fazia falta. Valeu a pena ter comprado esse disco, já que a partir dele conheci muitos e muitos grupos da mesma área musical, que valeram bem a pena.Hoje tenho todos os discos da Brigada Victor Jara em formato CD, incluindo um que nunca saiu nesse formato, mas que tenho a partir do vinil. Uma banda fundamental no meu percurso de descoberta da música.

Etiquetas: