« Home | Peças de Roupa : : Nuno Guronsan » | Portugal. The Man » | Peças de Roupa : : Aristides Duarte » | Sonoro em Movimento » | Banda Sonora » | Desperdícios... » | Sob Escuta: Azevedo Silva » | Editorial » | Flu... » | La La La Ressonance »

Sonoro em Movimento



Tenho sempre medo destas boas novas. E quando vêm de terras de Sua Majestade, voto-lhes sempre o mesmo tratamento que costumo usar com os melões: depois de abrir, logo se vê como soam. Certo é que é a segunda vez que os Klaxons me surpreendem. Obviamente, não é caso para ficar com a boca aberta de espanto, mas este Gravity's Rainbow tem funcionado nos meus ouvidos como uma espécie de otoverme, atenta a classificação zoológica de Miguel Esteves Cardoso. Experimentem lá dançar ao som do single e depois digam-me qualquer coisinha...
E cuidado: é mesmo viciante!

KLAXONS - Gravity's Rainbow (Xan Valleys EP - 2006)

Etiquetas:

Gravity's Rainbow...
... é o título de um livro escrito por um senhor obscuro mas seminal na literatura norte-americana contemporânea que há pouco tempo resolveu sair da obscuridade para defender publicamente um outro senhor menos obscuro mas que também escreve chamado Ian McEwan. Toda a gente ficou a pensar que o Thmas Pynchon (assim se chama o senhor obscuro) está a preparar o seu regresso.
Para além do Gravity's Rainbow, o Pynchon também escreveu outras coisas como o V (que eu recomendo vivamente como um dos livros mais labirínticos que já li) e o The Crying of ot 49.
Este álbum deve ter alguma coisa a ver com o livro, não?
As coisas que eu sei... :)

Nem de propósito! Por acaso, estava a preparar-me para escrever um post sobre o album de estreia dos Klaxons. Não sei se o título da música terá alguma relação com o que relatas, mas, sinceramente, tenho as minhas dúvidas.

O tema pertence a um EP dos Klaxons, que tem feito furor em Inglaterra. Não é um EP concpetual, mas sim um mero cartão de visita. Parece-me é que os horizontes literários deles não vão tão longe, mas... fica a dica! E obrigado pelo contributo, não tinha feito qualquer analogia desse tipo, nem de perto, nem de longe. À cautela, vou investigar...

Pois, como calculava: a única referência literária que vi colada aos Klaxons foi a da Beat Generation, na figura de William S. Burroughs. Mas mesmo aí parece-me mais uma colagem de norma, e forçada, do que de conteúdo.

Enviar um comentário